Categories: Instagram, Negócio online

Como atrair seguidores fiéis no Instagram

Eu vou compartilhar com vocês os meus métodos para atrair seguidores fiéis no meu Instagram. Hoje em dia, nós sabemos que muitas pessoas seguem o perfil esperando ser seguido de volta, para então dar “unfollow”.

Sem falar o tal “sigo de volta” que são pessoas que serão apenas como números e não vão se interessar pelo seu conteúdo de verdade. O Instagram mudou, comentários é tão ou mais importante que likes. Portanto é importante para a sua conta no perfil, o engajamento e possuir um público fiel se você possui Blog, loja ou pretende ser Instagrammer.

Aqui vai as minhas dicas de como eu fiz para crescer meu Instagram e atrair seguidores fiéis, certamente irá servir para para ajudar você também:

Instagram com Nicho:

Se você quer crescer no Instagram, precisa ter um nicho  bem definido. Se você gosta de compartilhar seu lifestyle, ótimo. Faz muito sucesso no Instagram mas tenha  fotos bem editadas, afinal o Instagram é antes de tudo um aplicativo de fotos. Portanto o visual é o que mais conta. Encontre antes de tudo o seu nicho e trabalhe com o seu Instagram em cima desse nicho.

Bio bem definida:

Ter uma Bio é fundamental para atrair novos visitantes e ter esses visitantes como seguidores fiéis. Certifique-se de possuir uma Bio completa, descrevendo o que você faz, local, um e-mail e um endereço do seu site, da sua loja, ou se não tem nada disso, da sua Fanpage do Facebook afim de que as pessoas possam conhecer mais sobre o seu trabalho.

Como atrair seguidores fiéis:

Interagir com a  conta dos outros usuários é o mais importante para atrair seguidores fiéis. Além do que você acaba fazendo amizade e interage com perfis dos mesmos interesses que o seu, ou pessoas que gostam do seu conteúdo. Tire um tempo por dia, de uma meia hora por exemplo, para curtir as fotos dos seus colegas (principalmente de quem curte as suas fotos), essas pessoas são usuários ativos. Comente, curta fotos, escreva comentários e mostre que você retribui a atenção da pessoa. Ela sentirá vontade de fazer o mesmo.

Não compre seguidores:

 Só para ilustrar, eu quando vejo uma conta no Instagram com 100k e menos de 200 likes nas fotos, não precisa ser um gênio para advinhar… a pessoa comprou seguidores! não é possível uma conta com 100k de followers ter tão pouco engajamento.

Hoje em dia o número de seguidores não significa grande coisa, melhor é crescer no Instagram organicamente, postando fotos legais, bem editadas, tendo conteúdo interessante para compartilhar que tentar fazer de conta para as pessoas, em outras palavras para as empresas, que você tem um público grande.

Uma conta de Instagram deve possuir entre 6% a 10% de engajamento, para as empresas quererem trabalhar com Instagrammer, mesmo esse não tendo grande número de seguidores.

Compre ferramentas que impulsionam sua conta:

Ferramentas que impulsionam o seu Instagram não é a mesma coisa que comprar seguidores. Sendo assim, são ferramentas que irão ajudar a conseguir seguidores reais. Elas irão comentar e curtir fotos de outros usuários fazendo desse modo, esses usuários encontrarem a sua conta.

Você pode configurar por hashtags, local, pessoas que seguem perfis com o mesmo nicho que o seu. É bem útil, porque para conquistar seguidores reais, é preciso  gastar tempo interagindo e se você não tem esse tempo para gastar, essas ferramentas fazem isso para você.

Como exemplos há o Socialgram, Bume, Gerenciagram, Instaeasy… Eu vou ser bem sincera, essas ferramentas ajudam muito mas às vezes por eles estarem sempre curtindo e comentando as fotos dos usuários, você pode ficar bloqueada no Instagram, para curtir fotos dos outros, pois essa ação contínua pode ser interpretada como spam pelo Instagram. Dê um tempo de algumas semanas se isso acontecer, e volte a usar mas se estiver sendo muito bloqueada melhor suspender por mais tempo.

Tenha aplicativo para detectar os seguidores fantasmas:

A princípio seguidores fantasmas são pessoas que tem perfil falso, são os colegas do “sigo de volta”, ou usuários que passam a seguir sua conta, com o único intuito de fazer você segui-lo para então ele deixar de segui-lo.

Sendo assim use um aplicativo que detecta quem deixou de te seguir e você pode ir deixando de seguir através de uma lista de pessoas. Esse aplicativo é útil, afinal, o Instagram tem um limite de pessoas que você pode seguir e melhor limpar as pessoas que não estão te seguindo e começar a seguir quem irá gostar verdadeiramente do seu conteúdo. Eu sugiro o app “Follower Insight“, tem muitas propagandas, mas é bem útil.

Use bons aplicativos de fotos:

Eu possuo três aplicativos de fotos para o meu Instagram, e super recomendo. Se você é uma pessoa antenada, já deve ter ouvido falar neles:

  • Facetune
  • Lightroom
  • VSCO

Esses aplicativos são o que todas as blogueiras usam e não há mais segredo. Não sabe como usá-los e encontrar a edição ideal da foto? Quer resultados mais rápidos? Então eu sugiro comprar um “presets” que é uma edição pronta. Há várias pessoas vendendo presents, você encontra facilmente online e pode usar já para padrão de todas as suas fotos. Assim não precisa ficar editando fotos sempre, ou estudando até encontrar a edição certa.

O que é presets:

Presets é um posição determinada de todos ou alguns dos controles deslizantes do aplicativo Lightroom. É quando uma foto é editada e fica no gosto da pessoa, e serve já de padrão para fotos futuras. Ajuda muito quem não conhece sobre edição de fotos e precisa de um resultado rápido no próprio Instagram (Blogueiras, Influencers, donos de lojas online, etc). É como se fosse um filtro o qual você pode usar na sua edição. Eu indico o site Photonify, o qual há presets grátis.

Use aplicativos de montagem:

Esses aplicativos já dão uma prévia de como ficará o seu feed. É importante se preocupar com o feed, afinal muitas pessoas seguem outros no Instagram por causa do feed lindo, e eu sou uma delas. Algo que é determinante para eu seguir alguém no Instagram é um feed bonito. Use aplicativos, como o UNUM , no qual você faz uma simulação das fotos que irá postar e já saberá como ficará o seu feed. Também é uma maneira de se organizar nas suas postagens.

Faça uso de Hashtags:

Não me venham com essa história de que usar hashtags é cafona. Se você quer aumentar o número de seguidores do seu Instagram e ter seguidores fiéis, é melhor começar a usar hashtags. Ademais, muitas pessoas podem encontrar o seu perfil assim, as hashtags foram criadas para serem usadas, você só tem a ganhar quando usa hashtags.

Trabalhe um conteúdo bom e se torne referência:

Quando você é apaixonada por um assunto, não é como trabalho, mas como um lazer, não é mesmo? Se dedique com profissionalismo ao que você é apaixonado, e faça de tudo para se tornar referência no assunto, mesmo que isso exija muito estudo e dedicação. Uma hora as pessoas reconhecem o seu trabalho, e o retorno vem naturalmente.

Leia também:

Como ser uma Blogueira profissional

Deixe um comentário