Categories: Blogar, Blogosfera

Design: A importância do layout para Blogs

como deve ser o layout do blog

A importância do layout para Blogs:

Algo que é tão importante quanto o conteúdo de um Blog, é a sua aparência. Isso vale não apenas para o mundo Web quando me refiro a importância do layout para blogs, mas em outras situações cotidianas, não é mesmo? Quando vamos a um restaurante, um Café, queremos um ambiente com design bonito, nos sentirmos confortáveis e termos vontade de ficar. Se é um ambiente sujo, com objetos velhos, vamos nos sentir desconfortáveis e com vontade de encontrar outro lugar…Pois é, o mesmo acontece na Web, quando você vai ler um Blog com um  layout bonito ou não. Se nos depararmos com um site lento, bagunçado, um layout nada  a ver, com certeza, sairemos da página e vamos procurar outra que nos faça ter vontade de ficar. Portanto conteúdo é importante mas o Layout do seu Blog, tanto quanto!

Sendo assim, vim falar da importância de você ter um Layout lindo para o seu Blog. Ele precisa refletir o seu tema, o seu conteúdo e estar por dentro do que é tendência hoje. Sim, existe tendência para o Layout dos Blogs! O mundo da internet muda constantemente. Quem lê blogs desde 2010 mais ou menos, vai lembrar de como eram… cheios de interações, cores fortes, muitos gifts e muita informação visual…mas se você continua lendo Blogs, percebeu que o design “clean” dos Blogs é a atual tendência. Existe uma necessidade, eu diria assim, da experiência do leitor ser a mais simplificada possível, e isso só é permitido com um Design clean. 

O QUE É DESIGN CLEAN?

Ao contrário do que muitos pensam, um Design clean não significa um Design todo branco. Clean é quando as cores são combinadas de uma maneira harmônica tornando-a mais clara em interfaces. Clean do inglês, significa limpo. E um bom ordenamento de espaços, organização de conteúdo, tendo somente o necessário o torna um site clean.

Já ouviu falar em Staaliches-Bauhaus? Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha fundada em 1919. Foi ela quem revolucionou o design moderno e que acarretou no “clean” tendo influências por exemplo, no design dos produtos da empresa “Apple”, na cidade brasileira de “Brasília” e por fim, no próprio Web Design.

Atributos de um site para ser Clean:

  • Ele não precisa ser necessariamente branco, mas possuir uma paleta de cores que o torne harmônico.
  • Ele precisa ser responsivo, isto é, precisa ser de fácil leitura e navegação em diferentes dispositivos móveis como celulares, tables e desktops.

Então uma garantia de sucesso para o seu Blog é um Design clean, harmônico com o seu conteúdo. Você já sabe que não deve ignorar essa etapa na criação do seu Blog. Se você tem um Blog e não acha que ele está tão clean assim, e de fácil navegação para o seu leitor, melhor rever essa parte. Eu mesma levei um tempo até encontrar o meu layout preferido… Coloque-se sempre no lugar do leitor e pense: Se eu estivesse caído aqui no meu site, eu teria vontade de ficar? Ás vezes queremos ler o conteúdo mas desistimos porque pensamos : “ está muito difícil a leitura aqui”.

TEMA PARA O LAYOUT DO SEU BLOG:

Agora que você já sabe que precisa ter um layout de fácil navegação, onde o leitor encontra facilmente aquilo que ele quer, vamos falar dos temas dos Blogs. Há temas gratuitos no mercado mas eles são geralmente com poucas opções de personalização, problemas, e pode deixar o seu Blog com um aspecto não profissional. Um tema pago, trará recompensas como um aspecto profissional, transmite credibilidade, melhora a navegação, etc.

Para ter um Blog lucrativo, você precisará investir nele.

Ao investir em um tema pago, você deixa o seu Blog mais atrativo e mais profissional.

Alguns temas pagos para você escolher:

Theme Forest
Mooz Themes
Video Board Theme

Você deve pensar que se quer retorno no seu Blog, vai precisar investir nele, aliás ele é a sua empresa.

Leia também:
Como ganhei R$1317,70 em parcerias no início do Blog

Deixe um comentário